Tecnologia Assistiva é um termo utilizado para identificar todo o arsenal de Recursos e Serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e conseqüentemente promover Vida Independente e Inclusão.
É também definida como “uma ampla gama de equipamentos, serviços, estratégias e práticas concebidas e aplicadas para minorar os problemas encontrados pelos indivíduos com deficiências” (Cook e Hussey • Assistive Technologies: Principles and Practices • Mosby – Year Book, Inc., 1995).
O termo Assistive Technology, traduzido no Brasil como Tecnologia Assistiva, foi criado em 1988 como importante elemento jurídico dentro da legislação norte-americana conhecida como Public Law 100-407 e foi renovado em 1998 como Assistive Technology Act de 1998 (P.L. 105-394, S.2432). Compõe, com outras leis, o ADA – American with Disabilities Act, que regula os direitos dos cidadãos com deficiência nos EUA, além de prover a base legal dos fundos públicos para compra dos recursos que estes necessitam.
A Tecnologia Assistiva se compõe de Serviços e Recursos.
Os Serviços são definidos como aqueles que auxiliam diretamente uma pessoa com deficiência a selecionar, comprar ou usar os recursos acima definidos.
Serviços são aqueles prestados profissionalmente à pessoa com deficiência visando selecionar, obter ou usar um instrumento de tecnologia assistiva. Como exemplo, podemos citar avaliações, experimentação e treinamento de novos equipamentos. Os serviços de Tecnologia assistiva são normalmente transdisciplinares envolvendo profissionais de diversas áreas, tais como:
Os Recursos são todo e qualquer item, equipamento ou parte dele, produto ou sistema fabricado em série ou sob-medida utilizado para aumentar, manter ou melhorar as capacidades funcionais das pessoas com deficiência.
Recursos podem variar de uma simples bengala a um complexo sistema computadorizado. Estão incluídos brinquedos e roupas adaptadas, computadores, softwares e hardwares especiais, que contemplam questões de acessibilidade, dispositivos para adequação da postura sentada, recursos para mobilidade manual e elétrica, equipamentos de comunicação alternativa, chaves e acionadores especiais, aparelhos de escuta assistida, auxílios visuais, materiais protéticos e milhares de outros itens confeccionados ou disponíveis comercialmente.
Fonte: http://www.assistiva.com.br/ – Acesse para mais informações!
Estes equipamentos promovem um auxílio extraordinário à vida das pessoas, mostram que a adaptação é uma questão de criatividade e técnica, pensar na dificuldade e em formas de desenvolver produtos que atendam à diversidade humana na busca da superação de qualquer limitação física que se oponha ao alcance dos objetivos almejados.
Recursos de hardware acessível
– Teclados
– Mouses
– Acionadores
– Monitor
– Capacete com ponteira
– Pulseira de pesos
– Colmeia
Recursos de software acessível
– Leitores de tela
– Ampliadores de tela e de caracteres
– Simuladores de teclado e de mouse
– Sintetizadores de voz
Comunicação Alternativa-Aumentativa-Expandida (CAA)
– Sistemas simbólicos
Catálogo Nacional de produtos de Tecnologia Assistiva http://assistiva.mct.gov.br/
Final do conteúdoDia Nacional da Luta com Pessoa com Deficiência. | 21 de Setembro |
Customizado pelo IFBaiano - Campus Guanambi. RENAPI
Topo da página