NAPNE

Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas

 
Informações da página
  •  
  •  
  •  
Voltar
Início do conteúdo

FBB- Cartilha Acessibilidade Física

Imagem da capa da cartilha sobre acessibilidade

FBB lança cartilha para portadores de necessidades especiais

Durante a 9ª Oficina para a Inclusão Digital foi lançada a cartilha da acessibilidade, um projeto da Fundação Banco do Brasil em parceria com educadores, monitores e representantes de instituições de apoio a deficientes. Clique aqui para fazer o download.

De acordo com o Censo 2000 (IBGE), existem no Brasil aproximadamente 25 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, o que corresponde a 14,5% da população. Um dos desafios da sociedade é não deixar essa multidão de fora da inclusão digital. Para isso, a preocupação com a acessibilidade torna-se cada vez mais necessária.

O coordenador do projeto, Paulo Nishi, conta que a iniciativa pretende mostrar a parceiros que não é tão difícil promover a acessibilidade. Elaborada tendo como base a Convenção da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre os direitos das pessoas com deficiência, a cartilha tem um caráter didático, tornando fácil o entendimento de quem a lê. “O material tem um visual leve, com conteúdo amigável. Não é um apanhado de informações que assusta o leitor. A cartilha dá dicas na construção do espaço físico, na comunicação interpessoal e na instalação de softwares livres que permitam o acesso à inclusão digital”, explica Paulo.

Cego desde os 14 anos, Deni Carlos Alves de Freitas participou da confecção da cartilha. Ele concorda que esse é um marco na luta pela acessibilidade, mas lembra que muita coisa ainda deve ser feita. “As coisas nunca evoluem como gostaríamos, mas houve um progresso muito grande. A tecnologia é parceira da acessibilidade. Hoje existem softwares livres que auxiliam os deficientes na hora de incluir-se no mundo digital”, contou.

Fonte: http://oficina.inclusaodigital.gov.br/blog/?p=361

Final do conteúdo
Informações da página

Dia Nacional da Luta com Pessoa com Deficiência. | 21 de Setembro |

 Customizado pelo IFBaiano - Campus Guanambi. RENAPI

Topo da página