NAPNE

Informações da página

8 de abril dia nacional do Sistema Braille

Homenagem ao dia Nacional do Sistema Braille

Tão importante ferramenta de inclusão e acesso da pessoa com deficiência visual à comunicação e à educação.

Para visualizar a apresentação clique no link ao lado: http://prezi.com/bnxlw-i5ik0t/08-de-abril-dia-do-sistema-braille/

dia braile

Texto da apresentação :

A Comemoração
No dia 08 de Abril em todo o país é comemorado o Dia do Sistema Braille, o código universal de leitura tátil e de escrita, que foi  instituído pela Lei Nº 12.266, de 21 de junho de 2010 , pelo Senado Federal.
Nesta data é reverenciado a memória do francês Louis Braille – criador do Sistema Braille, ressaltando a importância do seu sistema na  educação, habilitação, reabilitação e profissionalização da pessoa cega, divulgado orientações para a pessoa com a deficiência visual.

– Como funciona
O sistema braille é formado por seis pontos em alto-relevo que, combinados em si, formam letras do alfabeto, números, sinais de pontuação e  alguns símbolos.

– Os Recursos
Os recursos utilizados para a escrita são: a prancheta régua, o reglete, o punção, a máquina de datilografar Perkins-braille, o deliniador para desenhos de alto relevo, a linha braille e a
impressora braille.

– Inclusão na Educação
No âmbito educacional devem ser incentivadas  as mudanças e adequações pedagógicas, metodológicas e atitudinais, por meio de ações de conscientização à inclusão e respeito à diversidade.

– Audiodescrição
Ao encontrar imagens ou fotografias, descreva-as com o máximo de detalhes possíveis, permitindo o acesso ás informações para as pessoas com deficiência visual.

– O Papel da Família
Reconhecer que o indivíduo com deficiência visual é um ser capaz, com qualidades e limites como todas as pessoas;
Evitar focar a atenção na cegueira ou na baixa capacidade visual, dando espaço para observar outros  aspectos do indivíduo;
Ter conhecimento sobre a deficiência, sobe as leis e  participar de grupos de discussão da temática;

– O Papel dos Professores
Entender que o discente deficiente visual possui uma diferença e também é dotado de diversas potencialidades;
Compreender o estudante como um todo sem centralizar a atenção apenas na deficiência;
Organizar as aulas de forma que o estudante possa participar com igualdade de direitos;
Respeitar as especificidades;
Utilizar os recursos didático-pedagógicos disponíveis para inclusão e acessibilidade, como: braile,
material em relevo, programas leitores, ampliadores de tela, dentre outras tecnologias Assistivas.

Final do conteúdo

Informações da página